Usamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site. Ao acessar nosso site, você aceita nossa Política de privacidade e Condições gerais de uso.

Logotipo do GetApp
  • Explorar
Política de PrivacidadeDiretrizes do catálogo de produtosDiretrizes da comunidadePolítica de CookiesGlossárioFAQs das avaliaçõesTermos e condições (Fornecedores)Termos gerais de uso
Informações legais
  • Política de Privacidade
  • Diretrizes do catálogo de produtos
  • Diretrizes da comunidade
  • Política de Cookies
  • Glossário
  • FAQs das avaliações
  • Termos e condições (Fornecedores)
  • Termos gerais de uso

FAQ sobre Avaliações

Perguntas frequentes (FAQs) para a Verificação e Publicação de Avaliações:


Quem define que avaliações serão publicadas?

Todas as avaliações são examinadas manualmente pela nossa equipa de especialistas com o intuito de assegurar que provêm de fontes verificadas e que forneçem um conteúdo útil. Todas as avaliações são tratadas de maneira igual durante o processo de verificação independentemente da classificação ou do fornecedor. Durante esse processo, será verificada a identidade do avaliador, se existe algum conflito de interesses e examinada a avaliação para ver se cumpre as diretrizes do nosso site. Para uma explicação mais detalhada, consulte as Diretrizes de Controle de Qualidade.


O site publica avaliações negativas?

Em termos práticos, sim. Tratamos as avaliações de uma estrela da mesma forma que tratamos as de cinco estrelas. Como todas as outras plataformas de avaliações online, os nossos sites visam proporcionar um fórum para a discussão sincera entre fornecedores e utilizadores de software. Ao manter a neutralidade é possível receber as mais variadas opiniões que ajudam os compradores de software a tomar decisões informadas. Por essa razão, e também para assegurar o cumprimento das leis aplicáveis, não modificamos o conteúdo nem removemos uma opinião ou declaração de uma avaliação válida. Para uma explicação mais detalhada do nosso processo de Controle de Qualidade, clique aqui.


Porque é que uma avaliação publicada anteriormente foi removida?

O programa de avaliação está em constante evolução. Enquanto vamos melhorando os nossos métodos, examinamos periodicamente as avaliações já publicadas à medida que são sinalizadas no nosso sistema. Se uma avaliação passada não cumpre com os critérios ou diretrizes atuais poderá ser removida pela nossa equipa.


O que acontece se uma avaliação for considerada fraudulenta?

Se uma avaliação for considerada fraudulenta pela nossa equipa será removida do nosso site. Além disso, o avaliador pode estar sujeito à remoção de campanhas de divulgação e/ou ser proibido de deixar futuras avaliações no nosso site. Se entendermos que um fornecedor participou de uma atividade fraudulenta a sua conta pode estar sujeita a futuras sanções, tal como uma advertência publicamente visível sobre a atividade suspeita.


O que é considerado fraude?

O GetApp empenha-se em fornecer aos seus visitantes um catálogo de avaliações imparcial de outros membros da comunidade. Embora cada avaliador tenha o direito de, e é encorajado a, partilhar as suas opiniões, o GetApp está atento a tentativas de enganar os outros por meio do conteúdo da avaliação. Qualquer avaliação considerada fraudulenta será removida e o utilizador que a enviou estará sujeito a sanções.


Uma atividade fraudulenta pode incluir, entre outros, o seguinte:

Tentativa de um fornecedor de influenciar a sua própria reputação ou de outro fornecedor mediante:

  • Pagamento de serviços de um terceiro, tal como uma agência de marketing, para publicar avaliações

  • Submeter avaliações do seu próprio produto ou de qualquer software (tal como um produto do concorrente) no qual tenha um interesse financeiro

  • Submeter avaliações em nome de um utilizador real, com ou sem seu consentimento

  • Encorajar avaliações com base em falsas pretensões

  • Desencorajar os utilizadores de publicar opiniões negativas

  • Assediar ou intimidar um avaliador por uma avaliação publicada com o intuito de forçar a remoção da mesma

Os fornecedores não devem avaliar o produto de um concorrente, nem pagar para publicar avaliações na conta de um concorrente.

Atividade fraudulenta pode igualmente incluir tentativas de um avaliador de prejudicar a reputação de um fornecedor, ou obter incentivos, por meio de falsas pretensões, tais como:

  • Escrever uma avaliação de um software sem uma experiência real de uso do produto

  • Escrever uma avaliação de um software depois de um concorrente lho solicitar

  • Copiar conteúdo de outra fonte, inclusivamente do nosso site

  • Permitir que um terceiro publique uma avaliação em seu nome

Um avaliador não deveria avaliar um produto sobre o qual tem algum conflito de interesses ou uma participação financeira em seu benefício.


O que se considera uma avaliação “negativa”?

Acreditamos que é importante não focar apenas na classificação por estrelas. As nossas pesquisas mostram que as pessoas acreditam mais nas avaliações de produtos com vários níveis de classificações por estrelas. Além disso, uma avaliação detalhada, mesmo se com uma pontuação mais baixa, dá uma ideia muito mais clara de uma experiência do que uma avaliação de cinco estrelas com pouca informação.

Encorajamos os nossos fornecedores a responder a todas as avaliações de clientes, independentemente da classificação. Acreditamos (e as pesquisas demonstram-no) que a disposição de um fornecedor de atender a avaliações críticas aumenta a credibilidade, mostra receptividade e, geralmente, cria uma opinião mais favorável do fornecedor e do produto.


A avaliação pode ser enviada por um concorrente?

Não. Quando a nossa equipa de controle de qualidade verifica a identidade de cada avaliador, toma medidas para garantir que se trata de uma pessoa real, não de um impostor e (entre outros quesitos) sem conflitos de interesses (financeiro ou concorrente) com o fornecedor que está a ser objeto de avaliação. Veja mais detalhes no nosso processo de Controle de Qualidade.


As avaliações antigas são removidas se os recursos de um produto são atualizados?

Se uma avaliação foi enviada para uma versão do produto que estava ativa e com suporte naquele momento, a avaliação continuará publicada. É uma reflexão precisa de como foi a experiência do utilizador naquele momento.

À medida que um produto evolui é normal ver uma mudança no conteúdo das avaliações apresentadas e acreditamos que isso é positivo para os compradores de software que acedem ao nosso site. As avaliações mais antigas podem ajudar um comprador de software a analisar como as coisas foram mudando e ajudam a sentir-se mais confiantes de que os problemas estão a ser resolvidos e as atualizações estão a ser realizadas ao longo do tempo.


Como posso sinalizar uma avaliação suspeita?

Tomamos várias medidas para proteção contra avaliações fraudulentas. Contamos com uma tecnologia implementada e uma equipa dedicada à moderação das avaliações. Contudo, como nenhum sistema é perfeito, ocasionalmente, alguma avaliação imprópria pode escapar aos nossos controles. Nesses raros casos, pode sinalizar uma avaliação enviando-nos um e-mail a [email protected] com toda a informação possível sobre a avaliação e os motivos pelos quais acha que deveria ser investigada.

Os fornecedores podem fazer login no portal do fornecedor para ver instruções sobre como sinalizar uma avaliação. Para mais detalhes sobre o nosso processo, consulte as nossas diretrizes de Investigação de Avaliações.


Que provas são consideradas ao examinar uma avaliação sinalizada como fraudulenta?

Embora os nossos processos de investigaçãotivos internos sejam confidenciais e todas as decisões sestejam discricionárias, delinesujeitas a nosso critério, destacamos alguns fatores -chave que são tidos em consideraçãomos durante nosso processo de investigação de avaliaçõesnálises. Clique aqui para obter uma visão geral do nosso processo de investigação.


É preciso apresentar um comprovativo de uso ao examinar uma avaliação?

Pediremos um comprovativo de uso aos utilizadores ao investigar avaliações mas não é um quesito obrigatório. A nossa experiência mostra que esse “comprovativo de uso” é uma peça valiosa do quebra-cabeças, mas não uma fonte confiável de comprovação por si só. É apenas um aspecto entre os mais diversos quesitos que usamos ao examinar uma avaliação. Adulterar provas de uso por meio de capturas de ecrã ou imagens manipuladas usadas de pesquisas na internet é o método preferido dos utilizadores que querem burlar o nosso sistema. Além disso, com dezenas de milhares de produtos no nosso catálogo, é simplesmente inviável para a nossa equipa de controle de qualidade ser especialista em verificar comprovativos de todos os produtos. Nos nossos esforços contínuos para tratar todos os fornecedores com igualdade consideramos um “comprovativo de uso” apenas um aspecto entre muitos que compõem a nossa investigação.


Como é possível que avaliações fraudulentas passem na inspeção?

Temos uma tecnologia implementada além de uma equipa dedicada a moderar as avaliações e a proteger contra avaliações fraudulentas. Cada avaliação é verificada manualmente, com cuidado e atenção, para assegurar uma qualidade elevada do conteúdo publicado no nosso site. Contudo, como nenhum sistema é perfeito, e com dezenas de milhares de avaliações submetidas a cada mês, às vezes uma avaliação imprópria pode escapar aos nossos controles. Nesses casos, confiamos nos nossos fornecedores e na comunidade de avaliadores para nos alertar sobre possíveis fraudes, “sinalizando“ uma avaliação para uma revisão aprofundada.


Por que algumas avaliações aparecem com uma nota afirmando que receberam incentivos?

Colocamos um ícone “i” no site para indicar que o avaliador recebeu um incentivo para deixar a sua avaliação. As Diretrizes de Endosso da Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA exigem que as empresas online apresentem notificações claras quando uma avaliação foi enviada em troca de um incentivo simbólico (seja a convite do website ou do fornecedor do software). Consulte https://www.ftc.gov/tips-advice/business-center/guidance/ftcs-endorsement-guides-what-people-are-asking. As nossas políticas exigem que esses incentivos sejam feitos a todos os avaliadores para enviarem avaliações honestas independentemente da classificação que dão ao produto.


O GetApp verifica a precisão dos factos das avaliações?

A nossa equipa analisa centenas de milhares de avaliações de dezenas de milhares de produtos do nosso catálogo. Seria inviável para a nossa equipa de controle de qualidade que igualmente se tornasse especialista em todos os produtos ou dedicar um tempo similar para verificar as informações de cada avaliação. Como queremos tratar todos os fornecedores com igualdade não verificamos os factos das opiniões enviadas pelos nossos avaliadores. Em vez disso, a nossa equipa de controle de qualidade foca-se em verificar a identidade dos avaliadores e em garantir que as avaliações publicadas cumprem com as diretrizes do nosso site. Saiba mais sobre o nosso processo de Controle de Qualidade e as nossas Diretrizes de Avaliações.


É possível publicar no site uma avaliação em língua estrangeira?

Por enquanto, só Nós aceitamos avaliações em linglêsuagem local do país do Utilizador. Todas as avaliações enviadas noutro idioma deveriam ser traduzidas para inglês e reenviadas para o nosso site pelo avaliador. Só aceitamos traduções feitas pelos próprios avaliadores já que precisamos de assegurar a autenticidade da avaliação.”


### Qual é a validade de vídeos ou artigos que promovem envios de avaliações falsas?
Nossa equipa está ciente da existência de vídeos ou artigos que promovem nosso site como uma maneira de obter uma renda extra ou até mesmo oferecer sugestões sobre como usar nosso sistema e enviar análises sob falsos pretextos. Infelizmente, ser alvo dessa maneira não é incomum para qualquer site que ofereça um programa de recompensas. Nossa equipa monitora ativamente todo esse conteúdo e o usam para fortalecer nossos métodos existentes de detecção de atividades fraudulentas. Condenamos a submissão de revisões sob falsos pretextos e construímos um programa robusto de Garantia de Qualidade para proteger contra fraudes de revisões. Qualquer revisão que não cumpra - ou viole - nossas diretrizes rígidas não será publicada, e qualquer revisor que tenha apresentado uma revisão falsa terá suas contas banidas.


O seu site edita o conteúdo das avaliações publicadas?

De acordo com nossas políticas para avaliadores, nunca faremos uma edição que altere a intenção original de uma avaliação. No entanto, podemos fazer edições simples para corrigir erros de digitação ou remover caracteres não padronizados. Também podem ser feitas edições para ocultar dados sigilosos (conforme descrito em outros lugares), como informações de identificação pessoal, ou termos de contratos privados que não sejam destinados à divulgação pública. O avaliador não será notificado sobre essas edições, que são feitas a critério do nosso site.


Um avaliador precisa ser um cliente para fazer uma avaliação?

Não. Um avaliador não precisa ser cliente para fazer uma avaliação; desde que seja um Utilizador direto do software, ele pode enviar uma avaliação. Por exemplo, se um avaliador usar um software enquanto trabalhar em uma empresa que licencia o software, a avaliação dele será válida mesmo que ele não esteja listado em um contrato ou tenha uma conta própria de utilizador.


Quando a experiência de um avaliador de software não é aceitável?

Não é aceitável que uma avaliação seja baseada em uma experiência do usuário influenciada por um terceiro. Por exemplo, uma avaliação de uma plataforma de comércio eletrônico baseada em uma experiência de compra em uma loja de comércio eletrônico de terceiros não seria permitida, pois a própria loja de comércio eletrônico ditaria a experiência do Utilizador.

Também não é aceitável que uma avaliação seja baseada em uma experiência indireta com o software. As avaliações devem ser enviadas pelo Utilizador real do software e não por terceiros em nome do Utilizador do software. Por exemplo, se um software for usado pelos colegas de trabalho do avaliador, mas se ele não tiver experiência direta com o uso do próprio software, não poderá enviar uma avaliação em nome da experiência de seus colegas de trabalho.


Perguntas frequentes (FAQs) para fornecedores:

Como pode um fornecedor responder a uma avaliação?

Permitimos e encorajamos todos os fornecedores a responderem de maneira construtiva e respeitosa às avaliações deixadas nas suas páginas de perfil. Para orientação sobre como fazer, os fornecedores podem aceder ao seu portal de fornecedor e encontrar mais informações sobre como deixar uma resposta via plataforma.


O que devemos fazer se recebermos uma avaliação negativa?

Entendemos que uma avaliação negativa pode ser desconcertante. Como plataforma de avaliações damos oportunidade aos fornecedores de responderem a mal-entendidos ou a problemas. Uma resposta do fornecedor a uma avaliação negativa de utilizador pode transformar-se numa experiência positiva tanto para o fornecedor como para o avaliador, além de demonstrar a outros compradores de software uma ótima experiência de serviço ao cliente. Veja o nosso guia para responder a avaliações negativas, bem como este post de blog sobre os resultados positivos de avaliações negativas.


As minhas respostas a avaliações serão enviadas ao avaliador?

Quando submeter uma resposta a uma avaliação via portal do fornecedor (Capterra e GetApp), haverá a opção de selecionar “Enviar resposta ao avaliador”. O fornecedor pode enviar a resposta ao avaliador independentemente do avaliador ter decidido exibir as suas informações publicamente.


Seremos notificados quando uma nova avaliação é submetida para os meus produtos?

Não, os fornecedores só recebem uma notificação quando a nossa equipa publica uma avaliação. Para evitar confusão de spams ou avaliações que não passam no nosso processo de controle de qualidade não se enviam notificações quando uma avaliação é submetida.


Não pedimos para essa avaliação ser publicada no nosso perfil; porque é que foi publicada no site?

Os visitantes dos nossos sites podem submeter avaliações ao nosso processo de controle de qualidade sobre o software que quiserem. Como somos uma plataforma imparcial de avaliações impulsionada pelo utilizador não pedimos autorização do fornecedor antes de publicar uma avaliação. Todos os fornecedores são tratados com igualdade e não é possível optar por não receber avaliações. Assim, os nossos avaliadores geram conteúdos valiosos que ajudam a comunidade de compradores de software a tomar decisões informadas.


O fornecedor pode solicitar que um anúncio do produto ou perfil seja removido do nosso site?

Como todas as plataformas de avaliações online fazemos o possível para proporcionar diretórios de produto de software que sejam o mais abrangentes possível. Por isso, a nossa política é não remover as listas de produtos dos nossos sites a menos que: (i) a lista de produto não coincida com uma das categorias de software existentes (ou “diretórios”); (ii) o fornecedor demonstre que o produto já não é ativamente comercializado e/ou vendido ao público; ou (iii) a lista ou perfil não cumpra com as nossas diretrizes.


Porque é que uma avaliação submetida no passado só é publicada agora?

Num esforço contínuo de melhorar o nosso serviço auditamos periodicamente o nosso banco de avaliações. À medida que melhoramos a nossa capacidade de controlar as avaliações, é possível encontrar avaliações passadas com conteúdo ainda válido que podemos publicar agora. Essas avaliações aparecerão na ordem da data de submissão. Como ainda não há carimbo do tempo para avaliações verificadas tratamos essas avaliações passadas da mesma forma que todas as outras avaliações verificadas. As avaliações são publicadas exatamente como foram submetidas.


Sinalizamos uma avaliação para investigação, mas não foi removida. Porquê?

Se uma avaliação não foi removida depois de um pedido de investigação isso significa que a nossa equipa considerou que a avaliação sinalizada cumpre com as diretrizes do site. Embora não possamos dar detalhes sobre o processo de investigação, podemos confirmar que a equipa de avaliações dedica tempo e esforço significativos a investigar cada avaliação sinalizada e a fazer a revisão com base nas diretrizes do site.


As avaliações no nosso perfil mencionam recursos que já não são oferecidos. Podemos removê-las?

Uma avaliação não pode ser removida apenas porque menciona recursos que já não são compatíveis no momento. Se a avaliação era válida no momento da submissão, ela reflete a experiência do utilizador com o software naquele momento específico. Embora as avaliações recentes provavelmente reflitam os recursos mais atuais do produto e experiências mais relevantes, é importante que os nossos compradores considerem como as avaliações foram progredindo à medida que o software evoluiu.


O seu site partilha com o fornecedor os dados de contacto de um avaliador?

O nosso site não partilha com nenhum fornecedor as informações referentes a contactos pessoais fornecidos pelo avaliador na avaliação, embora alguns dados não privados como o nome e a empresa, possam ser exibidos publicamente para proporcionar um contexto importante aos utilizadores do nosso site (exceto quando os avaliadores optaram por enviar uma avaliação “anónima”).


Como fornecedor as eventuais provas que venhamos a fornecer com a avaliação são consideradas na revisão?

Sim, levamos em conta todas as informações quando investigamos uma avaliação sinalizada. Porém, não podemos agir como intermediário entre fornecedores e avaliadores. Como plataforma de avaliações imparcial não podemos tomar decisões com base em interações entre um fornecedor e um avaliador ocorridas fora do nosso site. Como não podemos validar comunicações privadas, como trocas de e-mail ou conversas telefónicas que possam ocorrer fora do nosso site, essas podem não ser confiáveis. Portanto, consideramos as comunicações externas apenas um aspecto entre muitos outros que conformam a nossa investigação. Encontre aqui mais detalhes sobre o nosso processo de investigação.


Não conhecemos o avaliador. Achamos que não se trata de um utilizador do nosso software. Como é que esse utilizador pôde deixar uma avaliação?

Embora entendamos que os fornecedores se orgulhem de conhecer a sua base de utilizadores, há muitos casos válidos em que o fornecedor pode não conhecer um avaliador legítimo com base nas informações fornecidas com a avaliação. Tais casos incluem, entre outros, o seguinte:

  • Compradores de software que avaliam várias ferramentas antes de comprar o software. Acreditamos que essas experiências de avaliação (numa prova de conceito ou versão de avaliação) são experiências válidas em si e, portanto, são valiosas para partilhar com a comunidade de utilizadores.

  • Contas de software que são partilhadas com vários utilizadores ou unidades de negócios de uma só empresa. O avaliador pode não ser o proprietário da conta e, portanto, é desconhecido do fornecedor.

  • Contratos do fornecedor que foram assinados por uma pessoa jurídica não por um indivíduo.

  • Avaliadores que mudaram de emprego e usaram o software numa empresa anterior.

  • Utilizadores que enviaram a avaliação com um nome diferente do que foi usado no contrato com o fornecedor. Por exemplo, “Beto” ao invés de “Roberto” ou usar um nome de solteiro.

  • Utilizadores que digitaram um nome alternativo para a sua empresa atual, tais como iniciais ou uma abreviatura, ou de uma empresa mãe ou filial, ao invés do nome usado no seu contrato com o fornecedor.

  • Utilizadores que escolheram usar um nome abreviado ou pseudónimo para manter a sua anonimidade.

  • Avaliadores que fizeram login com o LinkedIn e escolheram permanecer anónimos. Esses utilizadores foram validados pela nossa equipa de Avaliações, mas as suas avaliações não mostram qualquer identificação. Saiba mais sobre avaliações anónimas.

Como plataforma de conteúdo neutra, confiamos que os nossos avaliadores fornecerão informações precisas e honestas sobre a sua experiência com o software. Na tentativa de manter um quadro da indústria de software o mais amplo possível, tentamos não limitar os tipos de experiência de software que são partilhados no nosso site. Isso porque todos os utilizadores de um software têm uma experiência válida para partilhar e um avaliador não precisa ser o titular da conta nem ter contacto direto com o fornecedor.

Recebemos múltiplas avaliações para o nosso produto de avaliadores que trabalham na mesma empresa. Isso é permitido?

Sim, não há restrições para quantos avaliadores da mesma empresa podem avaliar um determinado produto. Como os colegas de trabalho às vezes usam o mesmo produto de diferentes maneiras, acreditamos que fornecer diferentes pontos de vista é um serviço valioso para a nossa comunidade. No entanto, é proibido que qualquer avaliador escreva mais de uma avaliação de um mesmo produto num período curto de tempo.


Os fornecedores podem pedir uma avaliação em troca de um incentivo?

Os fornecedores podem pedir aos clientes avaliações e oferecer incentivos simbólicos por isso. O GetApp envia igualmente campanhas periódicas de e-mails a pedir avaliações de software em troca de um valor simbólico.

  • Esses incentivos devem ser oferecidos a todos os avaliadores independentemente de deixarem uma avaliação positiva ou negativa.

  • Se descobrirmos que os fornecedores usam incentivos para influenciar o conteúdo de uma avaliação esta será removida.

  • Os fornecedores devem notificar o GetApp se pedirem avaliações em troca de um incentivo.

Consulte a seção Sobre as Avaliações que Recebem Incentivos nas nossas diretrizes.


Porque é que alguns dos nossos utilizadores receberam um e-mail do site sobre as avaliações?

A maioria das nossas avaliações vem de utilizadores que publicam diretamente no nosso site ou em resposta às nossas campanhas internas de avaliações (direcionadas aos membros do nosso banco de dados do site). Os utilizadores passam a fazer parte do banco de dados voluntariamente quando deixam avaliações no site, assinam as nossas listas de e-mail ou ligam para a nossa equipa interna de vendas. Ao acederem ao nosso site ou responderem às nossas campanhas de avaliação, os utilizadores podem avaliar o software que quiserem. Então, esporadicamente, podemos enviar um e-mail aos utilizadores sobre as avaliações com base na sua interação num dos nossos sites.


Um fornecedor pode entrar em contacto com um avaliador para pedir que retire uma avaliação do perfil do fornecedor?

Encorajamos a comunicação entre fornecedores e avaliadores por meio do nosso mecanismo de resposta às avaliações. Os fornecedores não devem contactar um avaliador, direta ou indiretamente, para fazer com que retirem ou editem uma avaliação. O GetApp NÃO aceita e tem uma política de tolerância zero contra ameaças ou assédio aos nossos avaliadores. Se formos informados que um fornecedor entrou em contato com um avaliador para pedir a remoção ou edição de uma avaliação ou que importunou o avaliador de alguma forma, encorajamos o avaliador a entrar em contacto com o nosso site imediatamente pelo e-mail [email protected]. Com base nos resultados da nossa investigação, o fornecedor infrator pode estar sujeito a sanções do site, bem como a ressarcimento legal.


Porque é que estão os fornecedores proibidos de enviar avaliações em nome dos seus clientes?

Mesmo quando não há intenção de fraude se um terceiro envia uma avaliação em nome de um avaliador, não temos como saber se o conteúdo foi enviado com o consentimento do avaliador ou se o conteúdo original foi modificado de alguma maneira. Quando identificamos que uma avaliação do cliente foi enviada pelo fornecedor, desativamos a avaliação em questão. Depois disso, o avaliador original é encorajado a enviar um avaliação por conta própria, diretamente no nosso site.


As avaliações de produtos de fornecedores pagos são tratadas de maneira diferente das avaliações de produtos de fornecedores não pagos?

As avaliações de todos os fornecedores de todos os diretórios estão sujeitas ao mesmo processo de Controle de Qualidade, quer o cliente seja pago ou não. Fazemos o possível para garantir que a nossa equipa de avaliações seja totalmente imparcial e não motivada pelo lucro. Esta é uma das principais razões pelas quais a equipa de avaliações é separada das equipas de vendas e marketing.


Porque é que os fornecedores que participaram de atividade de avaliações fraudulentas não são banidos do site?

Acreditamos que fornecer um catálogo completo de software, nas mais diversas categorias, é mais importante para os nossos utilizadores do que simplesmente remover uma lista. Em vez disso, tentamos penalizar os fornecedores por atividade fraudulenta de outra maneira, tal como sinalizando seu perfil por fraude como advertência para os compradores de software. Dessa forma, oferecemos informação valiosa aos compradores de software que não seria evidente se simplesmente removêssemos o perfil do nosso catálogo.


O nosso software foi penalizado. O que podemos fazer?

Caso a página do seu software mostre uma sanção e não saiba o porquê, entre em contacto com a equipa de avaliações pelo portal do fornecedor para ver um resumo da atividade que conduziu à penalidade, além de detalhes adicionais sobre a sanção.


O que devemos fazer se alguém estiver a exercer chantagem ou ameça com uma avaliação negativa?

Não fazemos nenhum tipo de arbitragem. Não somos mediadores e não podemos interferir em disputas entre os nossos avaliadores e os fornecedores. Se considerar que está a ser alvo de assédio ou ameaça, sugerimos que contacte o órgão responsável pelo cumprimento da lei.

Se uma avaliação negativa não cumpre as nossas diretrizes, sinalize-a para investigação no portal do fornecedor. A nossa equipa investigará adequadamente segundo os nossos procedimentos de investigação.

O que é o programa de “Avaliação como Serviço” (Reviews as a Service)?

O programa de Avaliação como Serviço (RaaS) gratuito ajuda os fornecedores a conseguirem avaliações das suas listas de produtos ao permitir que o GetApp envie e-mails aos clientes pedindo uma avaliação do software em troca de um incentivo simbólico. As avaliações recolhidas são exibidas em toda a rede da Gartner Digital Markets: Capterra, GetApp e Software Advice. Saiba mais sobre o programa de RaaS falando com um representante de conta ou clicando aqui.


Como as avaliações são organizadas nas páginas de produtos?

Por norma, as avaliações são organizadas pelo critério Mais Útil para os compradores de software, conforme determinado pelo nosso algoritmo, refletindo a densidade e qualidade da avaliação, a atualidade da experiência e outros factores. Como uma plataforma neutra, a classificação por estrelas da avaliação não é considerada na classificação de “Mais Útil” e não há atualmente um mecanismo de votação que permita aos visitantes do site interferir na classificação. Este algoritmo de organização padrão foi aplicado para todos os perfis de produto e para todos os fornecedores no site. Os utilizadores do site poderão escolher modificar a organização mediante outras opções, tais como Mais Recente ou Melhor Classificado.


Porque é que há um atraso entre a data de submissão e o aviso de publicação?

Quando uma avaliação é submetida ela passa pelo nosso processo de Controle de Qualidade, conduzido por uma equipa dedicada a assegurar que as avaliações publicadas atendem às nossas diretrizes. Procuramos publicar as avaliações no prazo de alguns dias úteis após a submissão, mas durante períodos mais agitados o atraso pode ser maior. Os fornecedores são então notificados quando as avaliações são publicadas.


Um fornecedor pode escolher não participar do programa de avaliações?

Como uma plataforma neutra, esforçamos-nos para fornecer aos nossos utilizadores diretórios de avaliações o mais completos possível. Por isso, a nossa política não permite que fornecedores escolham não participar do nosso programa de avaliações. Independentemente dos fornecedores escolherem participar ou não da recolha de avaliações, publicaremos as avaliações que recebermos de qualquer produto listado nos nossos catálogos desde que passem pelo nosso processo de Controle de Qualidade e cumpram as nossas diretrizes.


Revendedores estão listados no seu site, podem tais revendedores responder às avaliações?

Geração de Leads: Autorizamos os revendedores a participar do nosso programa de geração de leads. No entanto, se a Empresa Mãe demonstrar interesse na geração de leads para o seu produto, terá prevalência e o revendedor será desativado.

Listas de Produtos: Como as Listas de Produtos estão reservadas para empresas que são titulares dos produtos, não listamos revendedores, integradores, consultores e outros parceiros nas listas de produtos.

Avaliações: Um revendedor ou parceiro que se tenha inscrito para um perfil pode responder a avaliações desde que revele nas suas respostas que são revendedores ou parceiros da empresa que é titular do produto.


Uma avaliação pode mencionar um concorrente do nosso produto?

Sim, uma avaliação pode mencionar um concorrente do produto sendo avaliado, desde que a referência seja destinada a agregar valor à avaliação e não promova deliberadamente ou deprecie o concorrente. As avaliações podem conter menção de produtos alternativos considerados ou usados antes ou depois de usar o produto em avaliação. Essas informações adicionais podem ajudar a fazer uma avaliação no contexto apropriado e fornecer informações valiosas aos compradores de software.


Por que as avaliações publicadas anteriormente foram removidas do nosso perfil?

Nossa equipa construíu um processo de Controle de Qualidade extremamente abrangente, mas compreendemos que, com dezenas de milhares de avaliações enviadas a cada mês, haverá casos de avaliações que violam nossas diretrizes não sendo notadas. Em nossos esforços contínuos para melhorar o serviço, nossa equipa faz auditoria periodicamente do banco de dados de avaliações. Tais auditorias ajudam a encontrar avaliações que não atendem às nossas diretrizes, que talvez não tenhamos identificado inicialmente. Quando descobrirmos que as avaliações violam as diretrizes por algum motivo, elas devem ser desativadas, mesmo que a avaliação tenha sido publicada originalmente por nós. Se for constatado que avaliadores enviaram avaliações enganosas, suas contas serão banidas e removeremos as avaliações anteriores da mesma autoria em todos os produtos. Dessa forma, uma auditoria pode afetar ocasionalmente a contagem de avaliações publicadas de vários produtos não relacionados. Saiba que não compartilhamos informações sobre as decisões relacionadas a uma remoção de avaliação ou nosso processo investigativo.


Estamos à espera de uma avaliação, mas ela não foi publicada, podemos saber qual é a situação dela?

Não é nossa política fornecer informações sobre a situação de conteúdo enviado ao nosso site. Se uma avaliação esperada não foi publicada, por exemplo, enviada pelo programa Avaliação como Serviço (RaaS), há três razões prováveis: i) a avaliação ainda não foi processada pela equipa de Controle de Qualidade, ou ii) a avaliação não cumpriu uma ou mais das Diretrizes da Comunidade e foi desativada, ou iii) a equipa não pôde validar o avaliador. Independentemente da razão ou do tempo para o processo de Controle de Qualidade ser concluído, saiba que cada avaliação enviada ao nosso site é examinada por nossa equipe de Controle de Qualidade, de acordo com um conjunto rigoroso de diretrizes e critérios de envio aplicado universalmente. Como uma plataforma de avaliações neutra, devemos aplicar nossos métodos igualmente e de forma imparcial para todos os fornecedores, e não podemos nos envolver em debates sobre as decisões tomadas sobre uma avaliação.


Notificações serão enviadas no caso de uma avaliação ser desativada?

Se uma avaliação não foi publicada porque a equipa não puder validar a identidade de um avaliador (indispensável no processo de Controle de Qualidade), enviaremos ao avaliador um e-mail solicitando informações adicionais que podem ajudar a validar a identidade do avaliador. Quando um utilizador responde a esta solicitação com informações precisas, ele facilita que nossa equipa possa verificar sua identidade durante o processo de Controle de Qualidade. No entanto, nos casos em que uma avaliação for desativada porque violou as Diretrizes da Comunidade, não enviamos aviso ao avaliador ou fornecedor, pois descobrimos que isso incentiva tentativas repetidas por aqueles que buscam violar as diretrizes. Embora percebamos que há casos em que o avaliador não pretendia violar nossas diretrizes, devemos tratar as violações intencionais e não intencionais igualmente.


Uma avaliação negativa pode ser removida se nossa equipe resolver os problemas do avaliador?

Não. Ao enviar uma avaliação, um avaliador atesta que a declaração é um reflexo honesto da experiência dele. Se a avaliação existe com base em uma experiência ruim, um recurso de produto desativado, ou mesmo uma má comunicação ou mal-entendido da parte do avaliador, isso reflete a experiência do usuário com o software, mesmo que uma ação posterior possa ter resolvido o problema. À medida que um produto evolui, é natural ver uma mudança na natureza das avaliações listadas. Acreditamos que a inclusão deste histórico é útil para aumentar o valor para os compradores de software que visitam nosso site, já que, assim, podem entender melhor como um produto evoluiu ao longo do tempo.


Uma avaliação negativa pode ser removida se tivermos uma cláusula de não depreciação no contrato?

Não. Uma avaliação não pode ser removida simplesmente devido à existência de uma cláusula de não depreciação em um contrato. Além de tal situação permitir que os fornecedores influenciem indevidamente a classificação geral do produto, a legislação federal dos EUA proíbe o uso de cláusulas não depreciativas nos contratos com clientes. É importante que nossos compradores tenham uma visão imparcial de um produto, e qualquer fornecedor que aplique um contrato com uma cláusula do tipo pode ter penalidades aplicadas à sua conta.


Quantas avaliações de um produto são permitidas por avaliador?

Para evitar que um único avaliador influencie excessivamente as avaliações de um produto, apenas uma única avaliação é permitida por avaliador para o mesmo produto em um dado momento.


Podemos solicitar avaliações de nossos utilizadores de forma independente?

Sim, os fornecedores podem solicitar avaliações da base de utilizadores deles fora de nossos programas, desde que as Diretrizes da Comunidade sejam seguidas. Ao solicitar avaliações, os fornecedores são aconselhados a usar os links “Compartilhar seu formulário de avaliação” fornecidos na seção Avaliações do portal de fornecedor do GetApp. Usar os links fornecidos garante que nosso sistema aplique a atribuição de fonte adequada.

Todos os fornecedores que solicitam avaliações de forma independente em troca de um incentivo são obrigados a usar o link Formulário de avaliação com incentivos encontrado no portal de fornecedor do GetApp. A FTC exige que todas as avaliações enviadas em resposta a uma oferta de incentivo divulguem que a oferta foi feita. O uso do link do Formulário de avaliação com incentivos garante que o sistema aplique as divulgações apropriadas para qualquer avaliação publicada. Saiba que qualquer avaliação que for considerada recebida em resposta a uma oferta de incentivo não divulgada deve ser desativada no site por violar as Diretrizes da Comunidade e a FTC.


Uma avaliação menciona detalhes de preços. É possível remover a avaliação?

Não endossamos o preço que é publicado por um avaliador e confiamos nos avaliadores para enviar informações precisas e publicamente disponíveis. No entanto, de acordo com nossas Diretrizes de Avaliações, as avaliações não devem violar nenhum contrato legal, e uma avaliação que divulgue dados confidenciais de preços deve ser sinalizada para nossa atenção. Se uma avaliação for questionada em relação a questões de preços, nossa equipa investigarão se o preço tem origem em uma fonte validada publicamente disponível. As informações de preços não consideradas públicas podem ser removidas devido à violação das Diretrizes da Comunidade, pois seriam consideradas informações privadas. A nosso critério, podemos i) mascarar as informações sigilosas da exibição pública, ou ii) desativar a avaliação completamente.


Por que esta avaliação mostra [CONTEÚDO SIGILOSO OCULTO]?

Se uma avaliação contiver informações sigilosas, ocultaremos tais informações da exibição pública. As informações sigilosas podem incluir, entre outras:

Informações de identificação pessoal. Informações, como endereços de e-mail, endereços físicos, números de telefone, nomes ou outros dados que poderiam ajudar a identificar um indivíduo.
Termos de contratos privados. Os contratos entre duas partes geralmente contêm informações sigilosas que não podem ser divulgadas publicamente, como informações de preços, dados do serviço de conta ou outros termos.
Informações que poderiam prejudicar um avaliador, fornecedor ou outro indivíduo.
Nesses casos, o texto [CONTEÚDO SIGILOSO OCULTO] será exibido no lugar do texto original.

OBSERVAÇÃO: nunca editaremos uma avaliação de forma alguma que altere a intenção original. Se uma avaliação for redigida de forma que a ocultação de informações sigilosas altere a intenção da avaliação, ela não atenderá as Diretrizes da Comunidade e será desativada. Em todos os casos, as notificações não são enviadas sobre essas edições, que são feitas a critério do Getapp.


O que é um Alerta do Comprador?

Um Alerta do Comprador é um banner colocado na parte superior da página de perfil de produtos de um fornecedor informando os compradores de software que um comportamento suspeito associado a esse fornecedor foi encontrado e que tal comportamento (i) pode estar causando dúvidas quanto à veracidade das avaliações enviadas sobre os serviços do fornecedor ou (ii) pode estar se manifestando em outras atividades enganosas em nosso site.

Após a violação de nossas políticas por um fornecedor ser identificada e confirmada, emitiremos um Alerta do Comprador visível nas páginas de perfil de produtos associadas do fornecedor infrator, bem como monitoraremos a conta do fornecedor por um período de noventa (90) dias. Após esse período, nossas equipas avaliarão os perfis do fornecedor e determinarão se o Alerta do Comprador permanecerá ativo nas páginas de perfil de produtos do fornecedor ou se será removido. Violações graves e contínuas podem justificar ações adicionais, inclusive, entre outras, a remoção do acesso às páginas de perfil de produtos do fornecedor infrator, a extensão do período do Alerta do Comprador, o encaminhamento às devidas autoridades regulatórias ou uma ação judicial.


Como o Alerta do Comprador é emitido e aplicado?

Se uma violação das políticas do nosso site ou do fornecedor ou uma manipulação do nosso sistema de avaliações forem identificadas e confirmadas, removeremos todas as avaliações encontradas que estiverem associadas a essa atividade e enviaremos um aviso por e-mail ao fornecedor solicitando que todas essas violações sejam cessadas com a maior rapidez possível ou dentro de um período de cinco (5) dias úteis, o que ocorrer primeiro. Se a atividade infratora persistir ou se o fornecedor não puder apresentar evidências que, a nosso critério, livrem a atividade de suspeita, desativaremos as avaliações adicionais encontradas associadas a essa atividade e enviaremos um aviso final solicitando a cessação da atividade. Se as violações persistirem, colocaremos um “Alerta do Comprador” visível nas páginas de perfil de produtos do fornecedor. O fornecedor que tiver um “Alerta do Comprador” também será desconsiderado de quaisquer prêmios e/ou selos baseados em avaliações.

Um “Alerta do Comprador” serve como aviso aos compradores de software de que o fornecedor se envolveu em atividades fraudulentas em nossos sites. O alerta permanecerá em vigor até determinarmos que o fornecedor tenha resolvido sua não conformidade de maneira satisfatória. Violações graves e contínuas podem justificar ações adicionais, inclusive, entre outras, a remoção do acesso às páginas de perfil de produtos do fornecedor infrator, a extensão do período do Alerta do Comprador, o encaminhamento às devidas autoridades regulatórias ou uma ação judicial.


O fornecedor pode protestar um “Alerta do Comprador”?

Sim. A qualquer momento após o aviso inicial, mas antes da emissão do Alerta do Comprador, o fornecedor poderá enviar evidências para argumentar contra a aplicação do alerta. Como não podemos validar comunicações privadas, inclusive trocas de e-mails e conversas telefônicas entre um fornecedor e um avaliador fora do nosso site, as evidências enviadas para consideração deverão ser objetivas por natureza e favoráveis a uma validação independente. Qualquer evidência apresentada por um fornecedor será considerada um fator entre muitos na nossa investigação.

Após a aplicação de um Alerta do Comprador na conta de um fornecedor, todas as comunicações que contestarem o Alerta do Comprador deverão ser tratadas por meio da Ouvidoria. O fornecedor pode fazer um apelo direto somente à Ouvidoria e deve apresentar argumentos e evidências irrefutáveis que não tenham sido enviados na consideração anterior.


Os produtos relacionados às avaliações são afetados pelo Alerta do Comprador?

Sim. A emissão de um Alerta do Comprador resultará na remoção de um fornecedor de qualquer produto da Gartner que apresente avaliações. Uma vez que um alerta tenha sido emitido, o fornecedor poderá recuperar a elegibilidade para consideração futura com base no mérito das avaliações associadas ao seu perfil de produtos.


Podemos confiar nas avaliações de um fornecedor com um “Alerta do Comprador” emitido?

Antes de emitir um “Alerta do Comprador”, nossas equipas tomam medidas corretivas para remover qualquer conteúdo que viole as diretrizes do nosso site. Todas as avaliações restantes na página de perfil de produtos do fornecedor após a emissão de um “Alerta do Comprador” terão sido submetidas a um exame minucioso da nossa equipe de Controle de Qualidade. No entanto, como as ações do fornecedor tornaram sua conta suspeita, recomendamos que os compradores tenham cautela ao confiar nas avaliações de um fornecedor sinalizado antes de tomar uma decisão de compra de software.


O que é um snippet de avaliação?

Os snippets de avaliação são citações diretas compiladas de avaliações enviadas pelo utilizador que foram publicadas em um perfil de produtos (consulte “Como os snippets de avaliação são selecionados”). Os snippets proporcionam aos compradores de software uma perspectiva facilmente assimilável de “Vantagens” e “Desvantagens” extraídas das avaliações enviadas pelo usuário para referência rápida e podem ser exibidos nos locais em que uma exibição resumida dos destaques das avaliações seja necessária, como a página de perfil de avaliações de um produto ou as páginas de comparação de produtos.

Os snippets foram igualmente implantados em todos os produtos que atendem aos requisitos mínimos para geração de snippets. Como uma plataforma de avaliação neutra, nosso site não edita nem cria conteúdo selecionado para exibição de snippets. As opiniões expressas nos snippets de avaliação selecionados são dos avaliadores e não do Getapp. Além disso, não endossamos qualquer opinião expressa por um snippet.


Como os snippets de avaliação são selecionados?

A seleção de snippets é conduzida pelo nosso algoritmo proprietário, o qual analisa as avaliações publicadas de um produto para identificar os “snippets” de conteúdo relevante e impactante. Os snippets são então categorizados como apropriados na classificação de “Vantagens” ou “Desvantagens” com base na análise de percepção.

O algoritmo de snippets é aplicado igualmente a todos os produtos em nosso site que se qualificam para a exibição dos snippets de avaliação.


O que qualifica um produto para a exibição dos snippets de avaliação?

Os snippets de avaliação são gerados a partir do conteúdo das avaliações publicadas. Para assegurar um alto nível de precisão, nosso sistema exige um conjunto robusto de conteúdo de avaliações do qual os snippets são escolhidos. Os snippets são liberados para um perfil de produtos somente quando nosso sistema determina que há conteúdo suficiente oriundo de avaliações disponível para gerar um conjunto equilibrado de snippets positivos e negativos.

Novas avaliações adicionadas a um perfil de produtos são empregadas para atender aos requisitos de snippets. Porém, como nem todas as avaliações apresentam conteúdo adequado para gerar um snippet, a elegibilidade de snippet não se baseia somente na contagem de avaliações. Se os snippets não estiverem sendo exibidos no perfil de produtos no momento, será necessário um conteúdo adicional de avaliações. Além disso, nós podemos sugerir o recrutamento de novas avaliações somente para aumentar a diversidade de conteúdo disponível para seleção do serviço de snippets.


Quantos snippets de avaliação são exibidos no nosso perfil?

Todos os produtos que atenderem aos requisitos para seleção de snippets exibirão até quatro (4) “Vantagens” e quatro (4) “Desvantagens”. Nosso sistema busca exibir um número equilibrado de snippets de cada percepção. No entanto, ocasionalmente um perfil pode exibir menos snippets de ambas as percepções, dependendo da disponibilidade de conteúdo relevante.


Podemos impedir a exibição de snippets no nosso perfil?

Como a exibição dos snippets de avaliação é um recurso universalmente aplicado ao nosso site, os fornecedores não podem desativá-lo simplesmente para impedir a exibição dos snippets nas suas páginas de perfil de produtos. No entanto, os fornecedores podem contestar um snippet se acreditarem que ele não atende aos nossos critérios de exibição.


Podemos remover ou substituir um snippet por outro diferente?

Assim como nas avaliações das quais são provenientes, os snippets não podem ser removidos com base em contestações subjetivas relacionadas ao conteúdo. Os snippets podem ser considerados para substituição por outro somente nas seguintes situações: (i) quando o conteúdo tiver sido identificado incorretamente como “Vantagem” ou “Desvantagem”, (ii) quando mencionarem um recurso incompatível do produto, (iii) quando mencionarem a falta de um recurso de produto que existe atualmente ou (iv) quando violarem as nossas Diretrizes da Comunidade.

Qualquer fornecedor ou visitante do site pode sinalizar um snippet de avaliação para investigação enviando um e-mail para [email protected] Se for determinado que o snippet não atende aos nossos critérios de exibição, o snippet sinalizado será substituído pelo nosso sistema durante a próxima atualização programada do sistema.


Por que decidimos exibir os snippets de avaliação no nosso site?

As avaliações são uma ótima fonte de comentários honestos para compradores de software. Os snippets de avaliação facilitam o envio desses comentários, fornecendo aos compradores de software um conteúdo facilmente assimilável sobre as avaliações de um produto, que pode ser rapidamente consultado à medida que esses compradores progridem em sua pesquisa de produtos.


Os fornecedores podem refazer a avaliação de snippets para exibição nos seus próprios sites?

Sim, o fornecedor pode citar ou extrair comentários de uma avaliação sobre sua própria empresa ou seus produtos. O snippet é qualificado como um comentário de avaliação individual. Assim como nas avaliações das quais os snippets são provenientes, o uso de snippets deve estar em conformidade com a Política de Direitos Autorais e Citações para Extração da Gartner Digital Markets.


Os fornecedores têm permissão para solicitar avaliações de sua própria base de utilizadores?

Sim, os fornecedores têm permissão para solicitar avaliações de sua própria base de utilizadores. No entanto, todas as avaliações recebidas que forem relacionadas a uma oferta de incentivo deverão ser divulgadas como tal, para que o nosso site possa aplicar a atribuição adequada. A não divulgação de uma campanha de incentivo induz os compradores de software ao erro quanto à origem da avaliação, o que é uma violação das Diretrizes de Endosso da FTC e destas Diretrizes da Comunidade. De acordo com nossas Diretrizes, se for determinado que uma avaliação foi enviada em resposta a uma oferta de incentivo não divulgada, o nosso site, a nosso critério, i) aplicará retroativamente a atribuição correta em nosso site ou ii) desativará totalmente as avaliações. Qualquer fornecedor que viole as nossas diretrizes como resultado da sua não divulgação de uma campanha de avaliação orientada por incentivos também poderá, a nosso critério, ter sua conta penalizada.


Como os fornecedores podem divulgar suas próprias campanhas de avaliação de forma adequada?

Nosso site oferece links para todos os fornecedores no Portal do Fornecedor, na seção “Avaliações”. Há dois links diferentes: 1) um link para ser utilizado na solicitação de avaliações sem uma oferta de incentivo e 2) um link para ser utilizado na oferta de uma recompensa de incentivo em resposta a uma avaliação. O uso dos links é o método preferencial e mais fácil de divulgar as ofertas de incentivo. No entanto, se o link não puder ser encontrado ou não estiver disponível, o fornecedor deverá entrar em contato com a equipa de Conformidade pelo e-mail [email protected] e fornecer detalhes que possam ajudar a nossa equipe a identificar as avaliações enviadas em nome da campanha.


O fornecedor pode divulgar uma oferta de incentivo de avaliação de maneira retroativa?

Sim, recomendamos que todos os fornecedores entrem em contato com a nossa equipa pelo [email protected] e nos alertem sobre quaisquer avaliações não divulgadas enviadas em resposta a uma oferta de incentivo. A divulgação de uma campanha de incentivo não resultará na desativação da avaliação, bem como permitirá que a nossa equipe aplique a atribuição adequada às avaliações e permaneça em conformidade com as diretrizes da FTC.

OBSERVAÇÃO: recomendamos que os fornecedores divulguem a nós, ANTES do lançamento de sua campanha, as avaliações que foram enviadas em troca de um incentivo. Caso contrário, se descobrirmos futuramente que alguma avaliação foi incentivada sem aviso prévio, não teremos outra escolha senão desativá-la ou indicá-la como paga, conforme nossas diretrizes publicadas.


Perguntas frequentes (FAQs) para avaliadores:

Porque é que estou a receber e-mails do GetApp depois de submeter uma avaliação?

Os utilizadores que submetem uma avaliação no nosso site concordam em receber comunicações nossas no futuro, tal como se descreve nas condições do site. Se algum utilizador não quiser receber essas comunicações é possível cancelar a receção do nosso programa de e-mail clicando no link “cancelar assinatura” que aparece nesses e-mails. Por favor, leia mais informações nas condições do site.


Deixei uma avaliação mas não recebi um vale-presente! Porquê?

Para aqueles que enviaram uma avaliação como parte de um programa de incentivo, tenham em consideração o seguinte:

  • Apenas as avaliações publicadas podem receber o incentivo. Se uma avaliação não cumprir com as nossas Diretrizes e não for publicada, o avaliador não receberá o incentivo pela avaliação. No entanto, fomentamos a participação do avaliador enviando avaliações em futuras campanhas de avaliação com incentivos para as quais permanecem elegíveis.

  • Os vales-presente são automaticamente enviados pelo nosso sistema em horários determinados. Para minimizar os erros o nosso sistema envia os vales-presente automaticamente a intervalos periódicos.

  • Certifique-se de que o link do e-mail ao qual respondeu contém uma oferta de incentivo. Apenas as avaliações enviadas depois de clicar num link de incentivo no e-mail são elegíveis para um incentivo. Esses links contêm informações de rastreamento que permitem relacionar o incentivo com a avaliação apresentada. Se não clicou num link no e-mail da campanha o nosso sistema não consegue saber que deixou uma avaliação.

  • Não foi possível verificar a sua identidade. Se precisarmos de mais informações sobre si, podemos entrar em contacto com essa finalidade e, enquanto isso, a publicação da avaliação e o incentivo estarão suspensos. Responder à nossa solicitação pode permitir publicar a avaliação e fornecer o vale-presente.

  • O link de confirmação do vale-presente não foi clicado. Para garantir que os nossos vales-presente vão para e-mails válidos, enviamos um e-mail de confirmação com um link no qual se deve clicar para que possamos enviar o vale-presente.

  • A avaliação foi enviada depois de o incentivo expirar ou depois de se alcançar o limite de pagamentos. Alguns dos nossos programas oferecem apenas um número limitado de vales-presente ou têm uma oferta que se termina depois de um determinado tempo. As avaliações enviadas depois que tais limites são atingidos não se qualificam para um vale-presente.

Em todo o caso, verifique as suas caixas de Spam e Lixeira antes de entrar em contacto com nossa equipa de suporte.

Uma observação sobre fraude. Os códigos dos vales-presente são exclusivos e só podem ser usados pelas pessoas que têm acesso ao e-mail para o qual os cartões foram enviados. Saiba que podemos rastrear o saldo de um vale-presente e identificar quando foi resgatado e usado. As solicitações ilegítimas de incentivo, além de qualquer atividade fraudulenta relacionada a deixar avaliações em troca de um incentivo, podem resultar na expulsão do nosso programa de incentivo de avaliações.


Porque é que a minha avaliação não foi publicada?

Para proteger a integridade dos nossos programas de avaliações, as avaliações podem ser desativadas se não nos sentirmos confiantes de que a identidade do avaliador foi devidamente verificada ou se acreditarmos que o conteúdo submetido não segue as nossas diretrizes. Em alguns casos, entraremos em contato com os avaliadores solicitando informações adicionais para ajudar a determinar se publicamos ou não a avaliação. Depois de enviar a sua avaliação, fique atento a um e-mail nosso a pedir mais informações que podem ser necessárias para publicar a sua avaliação!

Se já passou algum tempo desde que enviou a sua avaliação saiba que pode demorar até uma semana para que uma avaliação enviada passe corretamente pelos nossos controles. Em média, demora até 72 horas para que uma avaliação seja verificada e publicada.

A minha avaliação apresenta algumas correções. Porquê?

De acordo com as nossas políticas para avaliadores, desde que uma avaliação cumpra com as nossas diretrizes não fazemos alterações que mudem a intenção do original. Porém, podemos fazer alterações simples para corrigir erros de digitação ou remover caracteres não convencionais. O avaliador não será notificado sobre essas alterações que são feitas mediante avaliação do GetApp.


Por que minha avaliação publicada foi removida?

Nossa equipa construiu um processo de Controle de Qualidade extremamente abrangente, mas compreendemos que, com dezenas de milhares de avaliações enviadas a cada mês, haverá casos de avaliações que violam nossas diretrizes não sendo notadas. Em nossos esforços contínuos para melhorar o serviço, nossa equipa faz auditoria periodicamente do banco de dados de avaliações. Tais auditorias ajudam a encontrar avaliações que não atendem às nossas diretrizes, que talvez não tenhamos identificado inicialmente. Quando descobrirmos que as avaliações violam as diretrizes por algum motivo, elas devem ser desativadas, mesmo que a avaliação tenha sido publicada originalmente por nós. As auditorias são conduzidas em todo o banco de dados de avaliações e afetam todos os avaliadores igualmente.


Por que minha avaliação publicada foi removida?

Nossa equipa construiu um processo de Controle de Qualidade extremamente abrangente, mas compreendemos que, com dezenas de milhares de avaliações enviadas a cada mês, haverá casos de avaliações que violam nossas diretrizes não sendo notadas. Em nossos esforços contínuos para melhorar o serviço, nossa equipa faz auditoria periodicamente do banco de dados de avaliações. Tais auditorias ajudam a encontrar avaliações que não atendem às nossas diretrizes, que talvez não tenhamos identificado inicialmente. Quando descobrirmos que as avaliações violam as diretrizes por algum motivo, elas devem ser desativadas, mesmo que a avaliação tenha sido publicada originalmente por nós. As auditorias são conduzidas em todo o banco de dados de avaliações e afetam todos os avaliadores igualmente.


Como faço para editar ou remover a minha própria avaliação?

Apenas o avaliador original tem o direito de nos comunicar uma edição do conteúdo ou pedir que eliminemos a avaliação.

Para solicitar a edição de uma avaliação existente: o avaliador pode enviar um e-mail (usando o endereço de e-mail pelo qual enviou o texto original) para [email protected], explicando as edições exatas, juntamente com a explicação do porquê das edições (para os nossos registos). Assumindo que as edições ou o novo conteúdo sigam as nossas Diretrizes, ficaremos felizes em fazer essas alterações.

Para solicitar a eliminação de uma avaliação: o avaliador pode enviar um e-mail (usando o endereço de e-mail pelo qual enviou o texto original) para [email protected], explicando que avaliação gostaria de remover e o porquê (para os nossos registos). Uma vez desativada uma avaliação existente, um avaliador tem sempre a opção de enviar uma nova avaliação para o produto.


Enviei uma avaliação, mas disseram-me que não cumpria com as diretrizes e não será publicada. E agora?

Se uma avaliação não passa no nosso processo de controle de qualidade ou a nossa equipa considera que ela não cumpre as Diretrizes da Comunidade, a avaliação não será publicada. As avaliações que não são publicadas não se qualificam para um incentivo, mesmo quando são enviadas em resposta a uma oferta de incentivo. Os utilizadores podem enviar outra avaliação que cumpra com as nossas diretrizes.


É possível fazer uma avaliação do mesmo produto mais do que uma vez?

Embora o avaliador possa atualizar a sua própria avaliação a qualquer momento, permite-se apenas uma única avaliação por produto dentro de um período de seis meses. Se uma segunda avaliação for enviada dentro desse prazo, a avaliação mais antiga será desativada e a mais nova ficará publicada como a experiência mais recente.


Os avaliadores podem sofrer sanções por deixar avaliações fraudulentas?

Em resumo, talvez. Ao enviar uma avaliação o utilizador concorda com as diretrizes do site e assume que todo o conteúdo enviado cumpre com as nossas diretrizes. O nosso site tem o direito de tomar medidas legais contra qualquer avaliador que envie um conteúdo fraudulento ou enganoso. Além disso, muitas jurisdições dentro e fora dos Estados Unidos levam muito a sério o conteúdo das avaliações e já houve casos de processos contra avaliadores por publicação de conteúdo fraudulento. Em 2009, por exemplo, o Procurador Geral de Nova York, Andrew Cuomo, encerrou um caso no qual uma empresa que publicava avaliações falsas teve de pagar uma multa de USD 300.000,00. Países fora dos EUA, tais como o Reino Unido, França, Itália e Alemanha também têm leis rigorosas sobre fraude de avaliações, conforme o estipulado no Acordo de Práticas Comerciais Desleais da UE.


Posso deixar uma avaliação baseada numa demonstração de produto que assisti?

Acreditamos que as avaliações de software devem ser baseadas em experiências reais de utilização do produto. Assistir à demonstração de um produto não é o mesmo que uma experiência prática (hands-on) de usar um produto, e nesse sentido, se verificarmos que uma avaliação está baseada na demonstração de produto assistida esta será desativada pela nossa equipa. Contudo, uma demonstração assistida não é tratada da mesma forma que a avaliação de um produto durante um período de demonstração gratuita (free trial). Participar de uma demonstração gratuita inclui uma experiência prática. Se usou o software durante um período de demonstração gratuita, poderá avaliar o software, mas deverá indicar que usou uma versão de demonstração no formulário de avaliação.


Porque é que a minha avaliação foi sinalizada para investigação?

As avaliações podem ser sinalizadas como potencialmente fraudulentas pelo fornecedor, outros avaliadores ou durante as nossas auditorias internas da base de dados de avaliações. Nessas situações, podemos solicitar mais informações, como o comprovativo de uso, para melhor entender se a avaliação em questão atende às nossas diretrizes. Se verificarmos que uma avaliação viola as nossas diretrizes, ela será removida. Por favor, verifique a nossa visão geral do processo de investigação para mais detalhes.


Posso deixar uma avaliação baseada numa demonstração gratuita (free trial)?

Os compradores de software avaliam múltiplas ferramentas antes de comprar software. Entendemos que essas experiências de avaliação, em prova de conceito ou com versões de demonstração, são experiências válidas para partilhar com a nossa comunidade de utilizadores. Se usou uma versão de demonstração gratuita de um software, poderá avaliar o software, mas deverá indicar que usou uma versão de demonstração no formulário de submissão de avaliação, selecionando a opção “Demonstração Gratuita”.


Porque é que recebi uma notificação de que a minha conta de avaliações foi suspensa?

O GetApp decida-se a conectar compradores e vendedores de software sendo a maior e mais confiável fonte de avaliações de software. Para alcançar este nível, todas as avaliações são manualmente revistas pela nossa dedicada equipa de Controle de Qualidade. Qualquer sinal de fraude em avaliações resultará na desativação da avaliação. Utilizadores que forem apanhados a cometer fraude poderão ver as suas contas banidas com as avaliações correspondentes de todos os produtos removidas e não poderão submeter novas avaliações. Se as suas avaliações foram marcadas como fraudulentas, poderá receber uma notificação indicando esse facto. Admitimos que possa não concordar com a nossa decisão, mas importa notart que tomamos muitos aspetos consideração antes de sinalizar e encerrar qualquer conta de utilizador. Encorajamo-lo a conferir as nossas diretrizes para entender os factores envolvidos nas nossas decisões.


Posso me opor a uma remoção de avaliação?

Há um esforço no site para manter uma postura neutra nas avaliações, removendo apenas aquelas que não cumprirem as Diretrizes da Comunidade. Caso acredite que a sua avaliação atendeu às Diretrizes da Comunidade e foi removida incorretamente, você tem a liberdade de solicitar maiores esclarecimentos à equipe de Conformidade pelo e-mail [email protected] A equipa de Conformidade é encarregada de cumprir nossas diretrizes e investigará a situação da avaliação, para verificar se a decisão foi apropriada. Saiba que não compartilhamos informações sobre as decisões de uma remoção de avaliação porque há muitos pontos de dados que nossos sistemas coletam que são considerados de uso restrito.


Notificações serão enviadas no caso de uma avaliação ser desativada?

Se uma avaliação não foi publicada porque a equipa não pode validar a identidade de um avaliador (indispensável no processo de Controle de Qualidade), enviaremos ao avaliador um e-mail solicitando informações adicionais que podem ajudar a validar a identidade do avaliador. Quando um utilizador responde a esta solicitação com informações precisas, ele facilita que nossa equipa possa verificar a identidade durante o processo de Controle de Qualidade. No entanto, nos casos em que uma avaliação for desativada porque violou as Diretrizes da Comunidade, não enviamos aviso ao avaliador ou fornecedor. Embora percebamos que há casos em que o avaliador não pretendia violar nossas diretrizes, devemos tratar as violações intencionais e não intencionais igualmente.


Como posso editar minha própria avaliação?

Podemos fazer edições simples para corrigir erros de digitação ou ortografia, mediante o recebimento de uma solicitação do avaliador original para o e-mail [email protected] A solicitação deve ser enviada a partir do endereço de e-mail usado para enviar a avaliação original, já que apenas o avaliador real tem o direito de nos encaminhar para editar a avaliação.

Não podemos editar o conteúdo de uma avaliação publicada anteriormente. Em vez disso, os avaliadores podem substituir as avaliações já feitas a qualquer momento enviando uma nova avaliação para um produto avaliado anteriormente. A avaliação atualizada será reavaliada pela nossa equipe de Controle de Qualidade. Será permitida apenas uma única avaliação por avaliador para o mesmo produto em um dado momento e, se publicada, a nova avaliação substituirá a original.

Se a avaliação foi enviada a menos de seis (6) meses, notifique nossa equipe sobre o envio pelo e-mail [email protected] para garantir que nossa equipa trate a análise apropriadamente. Não entrar em contato com nossa equipa resultará na desativação do novo envio. Lembre-se de que as avaliações enviadas dentro de um período de seis (6) meses para o mesmo produto são consideradas como edições e não são qualificadas para nenhuma oferta de incentivo que o avaliador possa ter recebido.


Como posso remover minha própria avaliação?

Para solicitar a remoção de uma avaliação, qualquer avaliador pode enviar um e-mail para [email protected], explicando qual avaliação deseja remover e a justificativa para tal remoção (para nossos registros). A solicitação deve ser enviada a partir do endereço de e-mail usado para enviar a avaliação original, já que apenas o avaliador real tem o direito de nos encaminhar para remover a avaliação.

Depois de desativar uma avaliação já feita, o revisor sempre terá a opção de enviar uma nova avaliação do produto para análise da equipe de Controle de Qualidade. Se a avaliação já foi enviada a menos de seis (6) meses, notifique nossa equipe sobre o novo envio pelo e-mail [email protected] para garantir que nossa equipe trate a avaliação apropriadamente. Não entrar em contato com nossa equipe resultará na desativação do novo envio. Lembre-se de que as avaliações enviadas dentro de um período de seis (6) meses para o mesmo produto são consideradas como edições e não são qualificadas para nenhuma oferta de incentivo que o avaliador possa ter recebido.


Com qual frequência posso atualizar ou editar minha avaliação?

É possível solicitar uma edição secundária de uma avaliação já feita ou enviar uma nova para substituir outra também já feita, a qualquer momento (consulte Como posso editar ou remover minha própria avaliação?). Lembre-se de que as avaliações enviadas dentro de um período de seis (6) meses para o mesmo produto são consideradas como edições e não são qualificadas para nenhuma oferta de incentivo que o avaliador possa ter recebido.


Quantas avaliações de um produto são permitidas por avaliador?

Para evitar que um único avaliador influencie excessivamente as avaliações de um produto, apenas uma única avaliação é permitida por avaliador para o mesmo produto em um dado momento.


Posso enviar mais de uma avaliação para o mesmo produto?

Entendemos que as experiências com um software podem mudar com o tempo, e acreditamos que uma avaliação atualizada permite que uma nova opinião seja expressa. No entanto, só permitimos uma única avaliação de um avaliador individual a ser publicada a qualquer momento para qualquer produto, e exigimos pelo menos seis meses para ser aprovada antes de uma nova avaliação para o mesmo produto ser aceito.

Caso deseje editar uma avaliação existente, leia mais aqui.


Por que minha avaliação foi editada e contém [CONTEÚDO SIGILOSO OCULTO]?

Se uma avaliação contiver informações sigilosas, ocultaremos tais informações da exibição pública. As informações sigilosas podem incluir, entre outras:

Informações de identificação pessoal. Informações, como endereços de e-mail, endereços físicos, números de telefone, nomes ou outros dados que poderiam ajudar a identificar um indivíduo.
Termos de contrato confidenciais. Os contratos entre duas partes geralmente contêm informações sigilosas que podem não ser destinadas à divulgação pública, como informações de preços, dados do serviço de conta ou outros termos.
Informações possivelmente nocivas. Qualquer outra informação que possamos, a nosso critério razoável, determinar que possa ser prejudicial aos interesses de um avaliador, fornecedor ou outro indivíduo.
Nesses casos, o texto [CONTEÚDO SIGILOSO OCULTO] será exibido no lugar do texto original.

OBSERVAÇÃO: nunca editaremos uma avaliação de forma alguma que altere a intenção original. Se uma avaliação for redigida de forma que a ocultação de informações sigilosas altere a intenção da avaliação, ela não atenderá às Diretrizes da Comunidade e não será publicada. Em todos os casos, o avaliador não será notificado sobre essas edições, que são feitas a critério do Getapp.


Que conteúdo é considerado como “informações sigilosas”?

As informações sigilosas podem incluir, entre outras:

  • Informações de identificação pessoal. Informações, como endereços de e-mail, endereços físicos, números de telefone, nomes ou outros dados que poderiam ajudar a identificar um indivíduo.
  • Termos de contrato confidenciais. Os contratos entre duas partes geralmente contêm informações sigilosas que podem não ser destinadas à divulgação pública, como informações de preços, dados do serviço de conta ou outros termos.
  • Informações possivelmente nocivas. Qualquer outra informação que possamos, a nosso critério razoável, determinar que possa ser prejudicial aos interesses de um avaliador, fornecedor ou outro indivíduo.
    Nesses casos, o texto [CONTEÚDO SIGILOSO OCULTO] será exibido no lugar do texto original.

O que é um Alerta do Comprador?

Um Alerta do Comprador é um banner colocado na parte superior da página de perfil de produtos de um fornecedor informando os compradores de software que um comportamento suspeito associado a esse fornecedor foi encontrado e que tal comportamento (i) pode estar causando dúvidas quanto à veracidade das avaliações enviadas sobre os serviços do fornecedor ou (ii) pode estar se manifestando em outras atividades enganosas em nosso site.

Após a violação de nossas políticas por um fornecedor ser identificada e confirmada, emitiremos um Alerta do Comprador visível nas páginas de perfil de produtos associadas do fornecedor infrator, bem como monitoraremos a conta do fornecedor por um período de noventa (90) dias. Após esse período, nossas equipas avaliarão os perfis do fornecedor e determinarão se o Alerta do Comprador permanecerá ativo nas páginas de perfil de produtos do fornecedor ou se será removido. Violações graves e contínuas podem justificar ações adicionais, inclusive, entre outras, a remoção do acesso às páginas de perfil de produtos do fornecedor infrator, a extensão do período do Alerta do Comprador, o encaminhamento às devidas autoridades regulatórias ou uma ação judicial.


Como o Alerta do Comprador é emitido e aplicado?

Se uma violação das políticas do nosso site ou do fornecedor ou uma manipulação do nosso sistema de avaliações forem identificadas e confirmadas, removeremos todas as avaliações encontradas que estiverem associadas a essa atividade e enviaremos um aviso por e-mail ao fornecedor solicitando que todas essas violações sejam cessadas com a maior rapidez possível ou dentro de um período de cinco (5) dias úteis, o que ocorrer primeiro. Se a atividade infratora persistir ou se o fornecedor não puder apresentar evidências que, a nosso critério, livrem a atividade de suspeita, desativaremos as avaliações adicionais encontradas associadas a essa atividade e enviaremos um aviso final solicitando a cessação da atividade. Se as violações persistirem, colocaremos um “Alerta do Comprador” visível nas páginas de perfil de produtos do fornecedor. O fornecedor que tiver um “Alerta do Comprador” também será desconsiderado de quaisquer prêmios e/ou selos baseados em avaliações.

Um “Alerta do Comprador” serve como aviso aos compradores de software de que o fornecedor se envolveu em atividades fraudulentas em nossos sites. O alerta permanecerá em vigor até determinarmos que o fornecedor tenha resolvido sua não conformidade de maneira satisfatória. Violações graves e contínuas podem justificar ações adicionais, inclusive, entre outras, a remoção do acesso às páginas de perfil de produtos do fornecedor infrator, a extensão do período do Alerta do Comprador, o encaminhamento às devidas autoridades regulatórias ou uma ação judicial.

Última atualização da Política: Setembro de 2019

Empresa

Sobre nós

Área legal

Política de Privacidade Diretrizes do catálogo de produtos Diretrizes da comunidade Política de Cookies Glossário FAQs das avaliações Termos e condições (Fornecedores) Termos gerais de uso

Fornecedores SaaS

Anuncie Acesso para fornecedores
Quinta da Fonte
Rua dos Malhões
Edifício D. Pedro I
Paço D'Arcos, 2770-071
Lisboa
Portugal

[email protected]

© 2021 GetApp. Todos os direitos reservados.
GetApp é marca registrada da Nubera eBusiness S.L. Nubera eBusiness usa seus próprios cookies e cookies de terceiros. Ao usar o site, você concorda com o uso desses cookies. Para ter mais informações sobre nossos cookies clique aqui.